Bracell: redução de 90% do envio de resíduos sólidos para aterros

Bracell: redução de 90% do envio de resíduos sólidos para aterros

Com um olhar voltado para os próximos seis anos, a Bracell amplia seu plano de agenda estratégica com o Bracell 2030, que reúne metas e ações para a construção de um legado sustentável. A companhia, que já possui uma sólida atuação e projetos inovadores para o setor, busca ampliar os impactos positivos para o meio ambiente e sociedade.


Dentro do planejamento para 2030 alinhado com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, a empresa se comprometeu em reduzir em 90% o envio de resíduos sólidos para aterros. Uma das estratégias está na construção de uma planta de fertilizantes que deve entrar em operação nos próximos anos.


Se os planos para o futuro são ambiciosos, as ações já realizadas pela companhia neste segmento ratificam o compromisso ambiental da empresa. Toda a produção das unidades da empresa na Bahia e São Paulo são originárias de florestas plantadas com manejo sustentável, criadas exclusivamente para esse fim. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é cumprida rigorosamente por meio do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O objetivo da empresa é reduzir a geração de resíduos e estimular a reciclagem e/ou reaproveitamento. Também foi implantada a Política de Valorização de Resíduos Sólidos, que tem como prioridades a redução, a reutilização e a reciclagem. Na operação florestal, são utilizados os resíduos pós-colheita para aumentar a concentração de matéria orgânica no solo. Isso permite que as áreas onde serão plantadas novas mudas de eucalipto mantenham indicadores nutricionais do solo de qualidade.


No site industrial de Camaçari na Bahia, o conceito de economia circular está estruturalmente integrado ao processo, com reciclagem ou reprocessamento de mais de 80% de todo o resíduo gerado. Neste escopo está presente o reprocessamento de lama de cal no próprio processo do forno de cal, além da valorização da casca e da serragem, empregadas como fonte de energia em empresas parceiras, tendo um papel importante na redução e/ou substituição de combustível fóssil (gás natural). Além disso, todos os resíduos não biodegradáveis gerados são transportados e armazenados nas Centrais de Armazenamento de Resíduos (CAR), localizadas no escritório central em Alagoinhas e nas Fazendas Quatis (Entre Rios) e Salgado (Inhambupe). De lá, seguem para destinos ambientalmente responsáveis, como a reciclagem.


Na indústria, em São Paulo, por exemplo, os resíduos gerados da madeira para produção de cavacos, chamada de biomassa de eucalipto, são reaproveitados para gerar energia renovável. Essa energia verde abastece a fábrica e ainda gera um excedente na ordem de 150 a 180 MW, suficiente para atender a cerca de três milhões de pessoas ou 750 mil residências. Ainda em São Paulo, a Bracell é pioneira em substituir o uso de gás natural ou óleo combustível em seus fornos de cal pelo Syngas, que por meio de uma reação química, substitui os combustíveis fósseis. O resultado: uma operação totalmente “fossil fuel free”, ou seja, livre de combustíveis fósseis.
Esses são alguns exemplos de práticas de gestão em sustentabilidade e reforçam a aplicação da economia circular nos processos da cadeia produtiva, fazendo a diferença em cada detalhe, reiterando o compromisso da Bracell em construir um legado para um futuro mais sustentável e inclusivo.