Sylvamo | APE (Acordo de Parceria Energética)

O Projeto APE (Acordo de Parceria Energética) é uma iniciativa da Sylvamo, em parceria com a ENGIE Brasil, voltada à transição energética da unidade industrial de Mogi Guaçu (SP). A ação prevê o uso de energia renovável proveniente do Complexo Eólico Serra do Assuruá, na Bahia, garantindo que até 60% da energia elétrica consumida pela unidade seja de fonte limpa e renovável.
Com o início do fornecimento, em 2025, o projeto permitirá uma redução estimada de 5% nas emissões totais de gases de efeito estufa (GEE) da Sylvamo na América Latina. A iniciativa também contribui para a previsibilidade de custos energéticos e fortalece a resiliência da operação frente às mudanças climáticas. O projeto está alinhado às Metas 2030 da empresa, que incluem a redução de 35% nas emissões de GEE (Escopos 1, 2 e 3) e de 25% no uso de água, além da garantia que 100% das fibras Sylvamo sejam provenientes de florestas plantadas e manejadas de forma sustentável.
A iniciativa reforça o papel do setor privado no cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris e na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). Ao investir em energia eólica, a Sylvamo contribui para a ampliação da matriz energética renovável do país e para o avanço rumo à neutralidade de carbono, em linha com os compromissos da COP30.



