WestRock apoiando e fortalecendo nossas comunidades

WestRock apoiando e fortalecendo nossas comunidades

Na WestRock, acreditamos que somente juntos podemos construir um novo futuro sustentável. Um de nossos compromissos é cuidar da nossa gente, desenvolvendo as comunidades do entorno de nossas operações para atuar em rede e proporcionando mais Educação, Saúde e Geração de Renda às populações. E, quando falamos em gerar renda de forma responsável e sustentável, nos orgulhamos em manter projetos que colocam a Economia Circular em ação – seja pelo reúso de resíduos da nossa produção para a fabricação de novos produtos ou pelo aproveitamento de áreas de nossas áreas florestais para a produção de alimentos sustentáveis – e que beneficiam nossas comunidades com a geração de renda extra.

MEL FLORESTAL:

Uma parceria que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de apicultores da região de Três Barras (SC). No programa, áreas das nossas florestas nativas são disponibilizadas para a produção de mel, de forma responsável com o meio ambiente. O mel produzido é comercializado na região, auxiliando na geração de renda dos produtores. Além disso, o produto também beneficia as comunidades do entorno, já que, em parceria com a WestRock, 10% da produção é destinada à doação para entidades sociais.

Em 2020, o programa disponibilizou 15 regiões florestais para a produção de mel, com a implementação de 68 apiários. O resultado foi a produção de cerca de 4,8 ton de mel no ano. Destes, 549kg de mel foram destinados à doação de entidades sociais do norte de Santa Catarina, como APAEs, hospitais filantrópicos e demais instituições que atuam na promoção da saúde e da diversidade e inclusão na região.

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM CONDICIONADOR DE SOLO WESTROCK:

Estamos comprometidos, por meio de uma meta voluntária de sustentabilidade até 2030, de reduzir o envio de resíduos para aterros. Alinhados com esse compromisso e colocando em prática alguns dos 5Rs® de Sustentabilidade WestRock - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Regenerar – realizamos, há mais de 20 anos, a compostagem dos resíduos da produção do papel em nossa fábrica de Três Barras (SC), cujo produto final é um condicionador de solo rico em nutrientes para a adubação do solo.

O material é disponibilizado de forma gratuita à comunidade e apresenta excelentes resultados em diversas culturas agrícolas e na recuperação de áreas degradadas. A ação é um exemplo de economia circular, já que, além de evitar o descarte desnecessário de resíduos, dá a eles uma nova função, proporcionando um produto que ajuda a regenerar o solo para plantar novas florestas, bem como cultivar alimentos.

Entre 2019 e 2020, 95,5% desses resíduos foram transformados e reutilizados: mais de 117 mil toneladas do condicionador de solo foram distribuídas gratuitamente para a comunidade, para o uso em hortas, pomares, na agricultura familiar, entre outros.

PROJETO TRANSFORMAÇÃO:

O programa tem como objetivo reciclar – um de nossos 5Rs® de sustentabilidade – a fita tusa (um resíduo de nossas operações) por meio do artesanato, proporcionando às APAEs parceiras do norte de Santa Catarina e do sul do Paraná mais uma fonte de geração de renda. 

Por meio do projeto, professores das APAEs participantes são capacitados para desenvolver peças de arte com a fita tusa, doada pela WestRock às entidades. O aprendizado é levado para as instituições, onde a atividade, além das finalidades ambiental e de geração de renda, contribui como terapia alternativa aos alunos da APAE.

Atualmente, participam do projeto 3 APAEs que recebem, anualmente, a doação de, em média, uma tonelada de fita tusa ao ano para o desenvolvimento da atividade. Cerca de 30 alunos participam diretamente do projeto e mais de 280 alunos são beneficiados de forma indireta pela renda arrecadada com a venda das peças.