Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Setor de árvores cultivadas lança campanha com histórias reais de brasileiros

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) apresenta as contribuições do setor para o desenvolvimento sustentável brasileiro com uma ação conjunta de comunicação com as associadas, chamada Histórias Cultivadas. Por meio de uma websérie com personagens reais, o projeto setorial traz a narrativa de pessoas cujas vidas foram transformadas por essa indústria. Com foco principal nas redes sociais, o projeto retratará histórias reais seja de trabalhador, morador de comunidade no entorno e parceiros, por meio de vídeos e posts. O material trará mensagens como valorização de pessoas, geração de oportunidade, benefícios para economia nacional, desenvolvimento das comunidades locais, respeito a vida, conservação do meio ambiente e essencial na agenda do clima.

Além disso, as narrativas em formato de storytelling em primeira pessoa têm como objetivo demonstrar como a indústria está presente no dia a dia de todas as pessoas e é essencial também por meio de seus produtos.

Essa iniciativa setorial envolveu as 49 associadas e o levantamento de mais de 30 histórias, com algumas sendo abordadas nos vídeos mensais e outras retratadas com fotos e post exclusivos. Para buscar essas histórias de brasileiros que se dedicam com paixão a esta indústria, puderam dar uma boa formação para os filhos e construíram um lar a partir das oportunidades proporcionadas pelo setor; a Ibá está viajando o Brasil, ouvindo, visitando fábricas, áreas de plantação florestal e comunidades do entorno, entre outros.

“Esta é uma campanha para aproximar o setor dos brasileiros, que é uma das minhas missões desde que cheguei à Ibá. Trata-se de uma indústria que gera empregos, renda, benefícios ambientais e auxilia o Brasil a cumprir suas metas em acordos internacionais, como Acordo de Paris e, não menos importante, está presente no dia a dia de todas as pessoas por meio de produtos de origem sustentável. Seja por meio de uma caixa de bombom, uma fralda descartável de bebê, um piso laminado ou um livro, o setor de árvores plantadas está ali. Temos que levar estas mensagens até o público”, afirmou Paulo Hartung, presidente da Ibá.

Para acompanhar os vídeos mensais fique ligado no facebook da Ibá e no hotsite da campanha (www.historiascultivadas.com.br).

Com viagens e histórias tão ricas, a campanha ainda contará com um Instagram exclusivo para o mochileiro que está viajando e coletando todos este material. Para não perder nenhum clique, nenhuma curiosidade ou informação adicional, siga o @mochileiro.oficial.

Manifesto

 Além dos 10 vídeos com as histórias captadas, a campanha começa com um vídeo apresentando as árvores cultivadas para fins industriais e algumas das mais de 5 mil utilizações dos seus produtos e subprodutos, como papel para embalagens e para imprimir e escrever, a celulose presente na fralda de bebê, lenços umedecidos de papel para remover a maquiagem ou a embalagem de uma caixa de bombom; a celulose solúvel que faz roupas de viscose, a madeira que produz casas, móveis, pisos e até instrumentos musicais.

No vídeo inicial, chamado de manifesto, a narradora, que é a árvore cultivada, reforça que os produtos são naturalmente sustentáveis, estocam carbono, recicláveis, renováveis e, a maioria é biodegradável.

O manifesto será lançado no dia 20 de setembro em homenagem ao dia da árvore e os vídeos dos personagens reais do setor começam a ser veiculados em outubro, sendo lançado um por mês. Será possível acompanhar a websérie nas suas mídias sociais e nas plataformas proprietárias das associadas envolvidas.