Programa prepara 50 jovens para a vida adulta e o mercado de trabalho em Jacareí (SP)

Programa prepara 50 jovens para a vida adulta e o mercado de trabalho em Jacareí (SP)

Cinquenta jovens com idade entre 16 e 18 anos do Distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP), passaram pelo Programa Jovens Urbanos ao longo de 2019. A conclusão do projeto, que completou sua terceira edição no município – todas com o apoio da Suzano, em parceria com o Grupo de Assessoria de Mobilização de Talentos (GAMT) – ocorreu em dezembro, com a apresentação dos trabalhos finais.

Divididos em equipes, os estudantes elaboraram e apresentaram seis protótipos de aplicativos que tiveram alguma demanda social. As apresentações foram realizadas na fábrica da Suzano. A banca examinadora foi composta por colaboradores da empresa de diferentes setores, que avaliaram orçamento, funcionalidade e as demandas dos projetos.

“O objetivo do programa é proporcionar a esses jovens, que estão ingressando na vida adulta e, muitas vezes, com dúvidas sobre o futuro, o máximo de conhecimento sobre o mercado de trabalho e formação profissional. O diferencial deste ano foi o forte enfoque dado ao empreendedorismo”, comentou Adriano Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

Antes da apresentação final, foram nove meses de formação, nos quais os jovens tiveram acesso a técnicas como elaboração de pesquisa de campo, levantamento orçamentário, entre outros. As aulas, semanais, tiveram início em março e atenderam a módulos como: autoconhecimento, análise territorial, objetivos do milênio e modelo de negócios. O resultado apareceu na qualidade dos protótipos; todos com potencial para serem inseridos no mercado.      

Para o jovem Davi Samuel da Silva Lima, de 17 anos, a experiência foi única. “Nunca tinha vivido algo parecido e o que eu mais vou levar para a vida desse curso é o lado técnico, de aprender a desenvolver pesquisas; o criativo, de trabalhar na criação do aplicativo, e o lado empreendedor social”, destacou.

O projeto desenvolvido pela equipe de Davi foi o aplicativo “Vovô”, que permite o vínculo de voluntários com asilos da região. “A ideia é que, pelo aplicativo, a pessoa tenha acesso aos asilos existentes, localização e ao perfil dos idosos que ali residem. O objetivo é aproximar os idosos daqueles que querem ajudar”, explicou. A equipe, completou o jovem, estuda a ideia de colocar o projeto em prática.

Programa Jovens Urbanos

A Suzano começou a apoiar o Programa Jovens Urbanos em 2013. Desde então, cerca de 860 adolescentes foram formados. Premiado, o método aplicado pelo GAMT busca descobrir e desenvolver os potenciais dos jovens sem deixar de respeitar suas individualidades. O objetivo é contribuir para que esses jovens concluam o Ensino Médio e tenham acesso ao Ensino Superior. Para isso, o programa desenvolve, implementa e dissemina tecnologias de trabalho com a juventude por meio de processos de formação ampliada, geração de oportunidade e inserção produtiva.

 Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.