International Paper: Projeto Verde Mel da IP fortalece cadeia produtiva da meliponicultura e valoriza seus produtos

International Paper: Projeto Verde Mel da IP fortalece cadeia produtiva da meliponicultura e valoriza seus produtos

Buscando conservar as florestas e desenvolver as comunidades das quais faz parte, o projeto Verde Mel, fruto de uma parceria entre a International Paper e o Instituto ATA, incentiva o manejo responsável de abelhas nativas sem ferrão, valoriza a meliponicultura e o serviço ecossistêmico de polinização da Mata Atlântica. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da meliponicultura, investindo no manejo sustentável das abelhas como ferramenta estratégica para sua conservação.

Dessa forma, o projeto atua na aquisição e multiplicação de abelhas para polinização das florestas, capacitação de produtores e geração de renda para a comunidade por meio da produção de mel e seus subprodutos. Para atingir essas metas, o projeto atua por meio de ações integradas em territórios estratégicos, estimulando cadeias produtivas e trazendo reconhecimento ao mel, como produto biológico e gastronômico do Brasil.

Para isso, o primeiro passo do projeto foi criar um meliponário central em Brotas (SP), que trabalha com: multiplicação de colônias; ampliação do plantel de forma contínua; capacitação de produtores e profissionais envolvidos em toda a cadeia; produção de mel e subprodutos; distribuição de colônias após a multiplicação para produtores estratégicos na restauração ecológica e na capacidade produtiva.

A estimativa é que, até fevereiro de 2022, mais de 200 colônias de abelhas sejam produzidas e distribuídas para agricultores do estado de São Paulo. A meta é que após 10 anos do projeto, a contribuição no processo de recuperação ecológica atinja mais de 120 mil hectares de florestas nativas, garantindo o desenvolvimento das florestas visto a importância das abelhas para a conservação dos ecossistemas sustentáveis da agricultura, frente ao risco de extinção de algumas espécies de abelhas nativas, devido às atividades, como desmatamento e o uso indiscriminado de defensivos.

Além de promover iniciativas de restauração florestal em suas propriedades, outra vertente é a valorização dos produtos das abelhas nativas, como mel, pólen, cera e própolis. O Verde Mel ainda impulsionará estudos nutricionais, funcionais e gastronômicos, e contará com um moderno laboratório de pesquisas gastronômicas, cujo objetivo é desenvolver receitas e subprodutos com o intuito de ampliar o acesso ao mercado consumidor e agregar valor à meliponicultura no país. 

Ao final de dois anos, a iniciativa tem como uma das metas a publicação de livros que abordem a gastronomia com produtos das abelhas nativas e conteúdos técnicos para os criadores de abelhas nativas sem ferrão.