Acervo

MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Ibá Digital - Edição 136

Ibá Digital
Ações com Comunidades Indígenas
 
O setor tem forte relacionamento com seus vizinhos nas regiões onde está inserido e, com isso, há um trabalho especial junto às comunidades indígenas. Esse trabalho, que é realizado sempre com o apoio de especialistas, tem criado laços, ajudado a fortalecer relações, gerar fontes de renda, desenvolver as comunidades ao redor, além de dar suporte para projetos que valorizem a cultura desses povos.    

Boa leitura e cuide-se.
Suzano
Suzano apoia comunidades indígenas e fortalece o desenvolvimento sustentável

A Suzano acredita na importância de manter uma relação próxima e constante com as comunidades ao redor de suas unidades, apoiando iniciativas que contribuam para a geração de renda e o desenvolvimento regional. 

É o caso da parceria com a Coopygua, Cooperativa de Agricultores Indígenas Tupiniquim e Guarani de Aracruz, no Espírito Santo. Projeto em que a Suzano capacita e apoia famílias indígenas no desenvolvimento da meliponicultura, ou seja, a criação de abelhas nativas sem ferrão. A companhia oferece capacitação e acompanhamento técnico, bem como materiais, equipamentos e insumos necessários para a atividade. 

Desde 2012, quando começou, o projeto tem colaborado com o resgate de espécies de abelhas nativas sem ferrão que estavam praticamente extintas na região, como a Uruçu-Amarela (Melipona mondury). Com a utilização de métodos adequados de multiplicação, mais de 1200 colônias já foram produzidas no âmbito do projeto e estão sendo manejadas pelas famílias indígenas. 

Entre março e abril, mesmo em meio à pandemia, superando todas as dificuldades e pelo segundo ano consecutivo, foi colhida a safra de 2021. Durante duas semanas, uma equipe 100% indígena percorreu as casas de 30 famílias e colheu os produtos de 263 colônias de abelhas. O resultado foram 725kg de mel, 60kg de pólen e 40kg de cera, a melhor safra desde o início do projeto. 

 
Veracel Celulose
O relacionamento da Veracel com as comunidades indígenas da região

O respeito, o diálogo e o apoio para a preservação da cultura indígena sempre estiveram entre as ações prioritárias da Veracel Celulose. Ao todo, a companhia tem como seus vizinhos 32 aldeias indígenas, sendo 29 da etnia Pataxó e 3 da etnia Tupinambá, com aproximadamente 22 mil indígenas. 

O relacionamento da empresa com estas comunidades vem sendo conduzido e mantido em bases de diálogo, presença, respeito e empatia, além de acordos e entendimentos mútuos que contam, sempre que necessário, com a anuência e presença de representantes da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Além disso, a Veracel mantém todos os seus plantios - próprios ou de terceiros através do Programa Produtor Florestal – fora de áreas indígenas demarcadas e legalmente reconhecidas, garantindo assim total respeito à legislação e às melhores práticas de atuação.

Este relacionamento está diretamente ligado a um processo de autoconscientização quanto a necessidade de fazer intervenções culturalmente apropriadas, tendo como consequência a valorização desses povos. O diálogo transparente e qualificado ao longo dos anos contribui para garantia dos direitos humanos indígenas. 

Tendo em vista o compromisso da Veracel com o território onde está situada e seu propósito de ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida, a empresa executa uma série de investimentos sociais através de iniciativas de geração de renda, de preservação da tradição, apoio à educação e melhoria na qualidade de vida das comunidades indígenas.

Entre as iniciativas apoiadas, é possível citar os Jogos Indígenas e o Aragwaksã, festa anual em comemoração ao reconhecimento do território indígena Pataxó que, em 2020, foi realizada virtualmente devido a pandemia e contou com o patrocínio oficial da Veracel. Ações como esta apresentam um pouco da cultura indígena local para a sociedade, além de ampliar a visibilidade para as questões relativas às políticas públicas para esses povos.

A companhia também realiza projetos de geração de renda com as comunidades indígenas, o que se tornou de extrema importância durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Dentre estes projetos, no último ano deu-se início à meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) com a comunidade indígena Pataxó de Aldeia Meio da Mata, gerando oportunidade de renda aliada à preservação ambiental de uma espécie que é característica da região (uruçu-amarela).

Em outra frente importante, a Veracel é responsável pelo programa “Educação é vida”, que há 11 anos une iniciativas em prol da educação e redução do índice de evasão escolar nas comunidades indígenas da região. Além da doação anual de materiais de apoio escolar que beneficiam cerca de 5.000 alunos e professores das aldeias, o programa também vem apoiando ações de infraestrutura escolar, com a construção de salas de aula, projetos de melhorias sanitárias, acesso à água de qualidade, entre outras prioridades definidas em conjunto com o conselho de caciques e os gestores das unidades educacionais nas aldeias. 
 
Ibema | Antivírus de última geração, identificação de oportunidades comerciais e big data: entenda a aplicação da Inteligência Artificial no contexto da indústria

A Ibema adquiriu um antivírus de última geração que já utiliza Inteligência Artificial (IA) na identificação de possíveis ameaças. Além disso, outras implementações atuais têm trazido ainda mais segurança e competitividade ao dia a dia dos colaboradores da Ibema. 

Em relação ao plano de digitalização das fábricas, estão previstas ações que viabilizarão a alimentação de big data, ou seja, bancos de dados gigantes que poderão ser utilizados como fontes da IA.

Para os clientes da Ibema, investimentos como esse são a garantia de segurança e agilidade em todos os atendimentos. Todos juntos e embalados rumo ao futuro.

 
 
WestRock | Economia Circular em ação

Ao contrário da tradicional Economia Linear, a bioeconomia circular evita o desperdício, a geração e o envio de resíduos para aterros. Para construir um futuro mais sustentável, a WestRock opera dentro dos princípios da bioeconomia circular de baixo carbono, aumentando a produtividade, reduzindo a demanda por matérias-primas e otimizando processos energéticos. Ainda assim, entendemos que podemos ir além. Utilizamos, continuamente em nossos produtos, soluções e operações dos 5Rs® de Sustentabilidade WestRock: Repensamos, Reduzimos, Reutilizamos, Reciclamos, Regeneramos.

Na fabricação de produtos WestRock, usamos os recursos com responsabilidade, para que eles retornem ao processo, circulando em nossa cadeia de forma eficiente. A fábrica de reciclagem de aparas, em Três Barras (SC), recicla anualmente mais de 98 mil toneladas de papel e papelão pós-consumo, que são incorporadas a novos produtos. Indo além, uma de nossas metas de sustentabilidade até 2030 é oferecer embalagens cada vez mais circulares para nossos clientes, reduzindo o desperdício, por meio do melhor aproveitamento de matéria-prima e uso eficiente de insumos, como fibra, cola e plástico. 

Em nossas operações, mais uma forma de colocar a economia circular em ação é com o uso de energia de fontes renováveis: em nossa fábrica de papel Hyperform®, em Três Barras (SC), reutilizamos resíduos das operações para produzir energia, substituindo o uso de produtos de origem fóssil, o que também reduz a emissão de gases de efeito estufa. Os biocombustíveis, como a biomassa e o licor preto, representarão 85% de nossa fonte de energia, assim que concluirmos o projeto de expansão da unidade, em 2021. Ainda assim, temos como compromisso de Sustentabilidade até 2030 ampliar o uso de energia renovável em todas as nossas unidades, colaborando para uma economia cada vez mais sustentável e de baixo carbono.

E nossas iniciativas não param por aí: também transformamos, por meio da compostagem, resíduos sólidos biodegradáveis da produção de papel Hyperform® em composto orgânico - ideal para a agricultura, já que é rico em nutrientes e ajuda a regenerar o solo. Entre 2019 e 2020, 95,5% desses resíduos foram transformados para reutilização, totalizando em mais de 117 mil toneladas de condicionador de solo distribuídas gratuitamente para a comunidade, para o uso em hortas, pomares, na agricultura familiar, entre outros. 

 
 
Ibá completa 7 anos de existência 

Neste mês de abril, a Ibá completa 7 anos de existência. Um caminho recheado de conquistas ao lado das empresas associadas, protagonistas fundamentais desse trabalho institucional. E, para marcar esta data, a Ibá traz duas ações que valorizam o setor de árvores cultivadas. 

Alguns depoimentos de nomes do setor comentam sobre a força desta agroindústria e o trabalho de suporte da associação durante todos os anos. Será lançado um vídeo por semana até o início de maio, destacando a construção conjunta e consolidação deste setor, uma referência para o mundo.  

O primeiro vídeo conta com a participação de Horacio Lafer Piva, presidente do Conselho Deliberativo da Ibá; Sabrina de Branco, gerente de Relações Institucionais da Bracell; Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani; Carlos Aguiar, membro do Conselho Consultivo da Ibá; Ivone Namikawa, consultora de Sustentabilidade Florestal da Klabin. Confira!

 

A segunda ação realizada refere-se às páginas sociais da Ibá, que estão com uma campanha promocional para homenagear os seguidores e os apoiadores online. Como os posts são sobre sustentabilidade de produtos florestais, a Ibá incentiva os seguidores a contar como reaproveitam ou reciclam algo do dia a dia. A ideia é que eles compartilhem e relatem sobre suas práticas e até invenções (fotos são bem-vindas!). Os 5 seguidores mais criativos receberão um kit especial da Ibá. A ação ocorre até o dia 30/04. Acompanhe e compartilhe esta ação!
 
IbáCast, o podcast do setor de árvores cultivadas

Hoje foi ao ar o quinto episódio do IbáCast. Dessa vez, Fabiano de Oliveira, Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, aborda a versatilidade, sustentabilidade e certificação das embalagens de papel, presentes em cada momento de nosso dia a dia, desde o saco do paõzinho no café da manhã, até a embalagem de papelão ondulado que resiste a maiores pesos e entregam aquela compra do e-commerce.

Confira esta e as demais entrevistas acessando a playlist do Spotify

Ouça e compartilhe! Vamos, juntos, levar nossa mensagem mais longe. 

 
IbáCast
Fabiano de Oliveira
Ibá
 
Acompanhe-nos nas redes sociais!