Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Fórum Mundial de Bioeconomia apresenta documento que estimula e cobra compromisso por uma economia sustentável

Como legado de sua inédita realização em Belém do Pará, pela primeira vez fora da Finlândia, o fórum divulgou no último dia do evento uma declaração, que convida todos a contribuir neste processo. O documento, dividido em quatro pilares, pede que sociedade e governos impulsionem o desenvolvimento de uma bioeconomia circular; que líderes do setor privado busquem por biosoluções; que o mercado financeiro invista em projetos da bioeconomia;  que o poder público e o setor privado garantam a sustentabilidade das florestas tropicais, entre outros. Confira aqui o documento completo.

O esforço de Ibá e Abag em trazer o evento para o coração da Amazônia também foi reconhecido durante o encerramento do evento. 'Já que iríamos falar sobre a bioeconomia circular, por que não trazer este debate para o Brasil? Isso não teria se materializado sem o apoio do Governo do Pará ou da parceria com a Abag e a Ibá.', afirmou Jukka Katola.

Após três dias de ricas discussões, o resultado não poderia ser outro, se não a esperança da construção de uma nova trajetória para a economia mundial. A descarbonização não é apenas um desejo, mas uma urgência, diante da emergência climática que enfrentamos.

“Para termos uma bioeconomia, precisamos do engajamento de todas as partes para irmos em frente. Neste fórum tivemos a enorme felicidade de cooperar com o Estado do Pará. E para esta bioeconomia se tornar mais tangível, precisamos de apoios industriais. A parceria com a Ibá e a Abag foram fundamentais para o acontecimento e o sucesso desse evento”, completou o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará Mauro do Ó de Almeida.