Eucatex: impacto positivo da atividade florestal na regulação do clima

Eucatex: impacto positivo da atividade florestal na regulação do clima

Com quase 70 anos de história, a Eucatex se consolidou como uma empresa que proporciona produtos de alta qualidade, em harmonia com as tendências de decoração. Mas, além da estética, a empresa investe em soluções que atendem valores como sustentabilidade, saúde e bem-estar. Dessa forma, mais do que nunca, as questões que preocupam a sociedade precisam estar em pauta no cotidiano do Grupo, a exemplo das alterações no clima e ações positivas realizadas pela companhia.

De acordo com dados da associação Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), no Brasil há cerca de 9 milhões de hectares de árvores plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies (acácia, araucária, paricá, teca etc), que abastecem diversos setores da economia e absorvem 1,88 bilhão de toneladas de CO2eq¹* da atmosfera. Destes, 7,4 milhões de hectares são certificados na modalidade manejo florestal, garantindo a sustentabilidade e as boas práticas do setor.

Na Eucatex, as áreas do grupo ocupam atualmente 39,9 mil hectares, nas regiões de Salto e Botucatu, no interior do estado de São Paulo, sendo que cerca de 32 mil são destinados ao efetivo plantio de eucalipto e 5,8 mil hectares correspondem às áreas de vegetação nativa preservadas. Todas essas áreas ocupadas por florestas contribuem positivamente para o balanço de carbono da atmosfera.

Por conta do aumento populacional e a crescente demanda por produtos, a produção industrial também tem maior demanda no mundo todo, o que contribui diretamente para a emissão de gases de efeito estufa, gerando consequentemente preocupação em relação ao futuro do planeta e uma demanda positiva por produções e indústrias “limpas”, que sejam, ao menos, neutras ao meio ambiente. Dessa forma, há diversas políticas públicas implementadas por países líderes mundiais, e o Brasil se comprometeu em atender a fim de ajudar a mitigar o efeito estufa, reduzindo as emissões.

Alguns exemplos dessas políticas são a REDD+, que é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal, além do Acordo de Paris, que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio da temperatura global em 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais.

Pensando nisso, o setor florestal brasileiro possui extrema relevância e contribuição quando o assunto é redução e/ou neutralização de gases de efeito estufa. Por isso, a Eucatex, como parte integrante do setor, realiza diversas ações com resultados positivos ao clima: o combate e prevenção a incêndios florestais, responsáveis por danos econômicos e ambientais irreparáveis, a adoção de procedimentos de controle de emissão de gases, como por exemplo as inspeções de fumaça de equipamentos movidos a diesel, realizadas por meio da escala de Ringelmann, a restauração de áreas de vegetação nativa e o esforço contínuo em promover maior cobertura vegetal das áreas de preservação e reserva legal, a conservação de fragmentos naturais, além do manejo responsável das florestas plantadas, que é elemento importantíssimo no processo de estoque de carbono e neutralização de gases de efeito estufa da atmosfera.