Estudo sobre disponibilidade de água nas florestas plantadas WestRock vence maior premiação ambiental de Santa Catarina

Estudo sobre disponibilidade de água nas florestas plantadas WestRock vence maior premiação ambiental de Santa Catarina

Com uma base florestal localizada no sul do Paraná e norte de Santa Catarina, a WestRock mantém milhares de hectares de plantações de pinus e eucalipto e áreas de mata atlântica nativa que, de forma sustentável, dividem espaço nas mais de 80 fazendas WestRock. Há mais de uma década a empresa, líder em soluções sustentáveis de embalagens, monitora a conservação da água nessas áreas. O respeito e a responsabilidade com o meio ambiente, comprovados pelo estudo, tornaram a WestRock vencedora do Prêmio Fritz Müller 2021 na categoria Preservação de Insumos de Produção (Água).

O concurso é promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A premiação é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina e é destinada a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.

O projeto vencedor - “O Poder do Manejo de Florestas Plantadas: Conservação de recursos hídricos e preservação de nascentes nas florestas WestRock” - mostrou que o manejo florestal sustentável realizado pela empresa mantém a disponibilidade de água no solo e nos rios e riachos próximos às áreas de florestas plantadas em proporção semelhante as de áreas de florestas nativas, mesmo nos períodos em que ocorrem operações de colheita de madeira e silvicultura. Na média histórica até o ano de 2020, foi constatado que a produção de água ficou em torno de 514mm na microbacia de Pinus e 478mm na microbacia de nativa.

Os resultados do projeto foram obtidos após dez anos de estudos, realizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), por meio do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB). Além da comprovação da preservação dos recursos hídricos nas áreas de florestas plantadas, a empresa também evidenciou, no projeto vencedor, a preservação de mais de 2.700 nascentes em suas áreas de florestas nativas.

“Recebemos esse reconhecimento pelo Prêmio Fritz Müller com muita alegria. Para nós, a premiação desse trabalho é reconhecimento de um esforço de times multidisciplinares e mais uma prova, com fatos e dados, dos benefícios da bioeconomia, que utiliza matéria-prima de base florestal. No momento em que o Brasil passa por uma crise hídrica, é um reforço de como um negócio responsável e sustentável contribui efetivamente para a manutenção de recursos finitos e essenciais, como a água.”, ressalta Heuzer Guimarães, diretor do negócio Florestal

Uso sustentável de recursos hídricos combate desertificação e degradação da terra

Na pesquisa, são avaliados índices em duas microbacias: uma localizada em uma floresta de pinus e, outra, em uma floresta nativa. Entre os fatores analisados estão a produção e quantidade de água disponível na microbacia; recarga do lençol freático; e a quantidade de sólidos suspensos na água; entre diversos outros indicadores qualitativos e quantitativos.

Entre os indicadores de destaque, está o rendimento hídrico, que representa a fração de precipitação anual que se encontra disponível nos rios e riachos na escala da microbacia hidrográfica. Considerando a média histórica entre os anos de 2010 e 2020, a disponibilidade de água é de 27% para os rios na microbacia de pinus e 27% na microbacia de nativa.

Para Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa, esses resultados contribuem para combater o mito que ainda persiste no imaginário das pessoas que florestas plantadas secam o solo. “O estudo comprova que as florestas plantadas WestRock contribuem para a disponibilidade de água na mesma proporção que florestas nativas. Nosso negócio, além de oferecer soluções em embalagens de fonte renovável, biodegradáveis e recicláveis, também colabora com a preservação da água nas regiões florestais onde atuamos”, pontua.