Estoque de CO2 e manejo sustentável impulsionam a economia verde na Melhoramentos

Estoque de CO2 e manejo sustentável impulsionam a economia verde na Melhoramentos

A Melhoramentos - companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário – desenvolve práticas que visam contribuir para redução dos impactos da mudança do clima, a partir de projetos que envolvem desde o estoque de CO2 ao manejo sustentável de seus mais de 148 milhões de m2 em florestas, de onde extrai, entre outros produtos, a fibra de alto rendimento, que pode ser aplicada na composição de produtos para embalagens de papel cartão, na polpa moldada, na produção de papel fenólico, em papéis do tipo tissue, toalhas de papel, papéis sanitários e guardanapos, entre outros. Entre suas principais iniciativas estão:

Estoque de carbono – o aumento do estoque de carbono da companhia nos últimos anos, resultou em uma remoção de CO2 da atmosfera, maior que sua emissão. No período de 2019 a 2021 as emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela Melhoramentos (Escopo 1, 2) resultaram em 15.064 tCO2e. Porém, seus estoques florestais resultaram na remoção de 52.089 tCO2e.da atmosfera, nesse mesmo período. A empresa removeu, nos últimos três anos, mais que o dobro de carbono da atmosfera por meio de suas florestas (remoção de 37.025 tCO2e.), do que emitiu pelas suas operações.

Manejo responsável - O manejo do eucalipto é realizado com mudas produzidas no viveiro de Caieiras, utilizando as mais recentes técnicas de biotecnologia, com o processo de clonagem na origem de 80%. Na Fazenda Levantina, em Camanducaia, é realizado o manejo do Pinus e do Eucalipto, para abastecer sua indústria de Fibras de Celulose de Alto Rendimento. A Companhia planta árvores desde 1928 e anualmente investe cerca de R$ 9 milhões no manejo de pinus e eucalipto. Além disso, mantém a flora e a fauna nativas nos mais de 6 mil hectares da Fazenda Levantina – com atenção especial à preservação das florestas nativas, cujas áreas são monitoradas por equipes de engenheiros florestais e ambientais, vigilantes patrimoniais e de brigadas de incêndios. As mudas utilizadas na formação das florestas da Melhoramentos são produzidas no viveiro localizado em Caieiras (SP), com capacidade de produzir aproximadamente 700 mil mudas por ano. Para isso, a empresa mantém rigorosos controles ambientais, sociais e econômicos, que asseguram a procedência das mudas e das práticas de produção.

O manejo do eucalipto tem um ciclo entre 6 e 8 anos em média. Em cada ciclo de 12 meses, é feito um plano de colheita e plantio subsequente. Por meio do cultivo mínimo, é feito o plantio direto, para mexer o mínimo possível no solo e no resíduo deixado em campo. Dessa forma, a matéria orgânica gerada pelas operações serve para proteger o solo, manter e melhorar suas características físicas, reduzindo a perda de nutrientes e elevando a atividade biológica das áreas. O uso do solo é realizado em forma de mosaicos, intercalando áreas de preservação permanente com áreas de florestas plantadas e proporcionando uma conectividade que flexibiliza o fluxo gênico entre fragmentos nativos, além de minimizar os impactos visuais e ambientais com a monocultura, propiciando também equilíbrio e controle natural de pragas e doenças.

Pacto Global - a Melhoramentos integra a lista de empresas signatárias do Pacto Global, por meio da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que tem o intuito de chamar as empresas para alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fornecedores selecionados com base em critérios ambientais - a empresa consolidou o seu novo Código de Ética e Conduta, com a atualização das diretrizes corporativas e a introdução de novos temas que enfatizam a cultura ética que norteia as ações com todos seus stakeholders. Por isso, publicou novas políticas em temas relacionados à anticorrupção, apuração de denúncias, segurança da informação, conflito de interesses, privacidade e proteção de dados entre outros. Além disso, instituiu o Código de Responsabilidade Socioambiental para Fornecedores e Parceiros, que reforça seu compromisso com toda a cadeia produtiva e stakeholders.

“Os impactos das mudanças do clima vão direcionar os negócios em um futuro muito próximo. A Melhoramentos tem o compromisso de adotar a agenda ESG como estratégia de crescimento, pautada nas ações de redução das emissões em nossos processos e produtos que vão impulsionar a economia mais verde, produtiva e eficiente. Assim, antes mesmo de ser a melhor empresa do mundo, queremos que ela seja melhor para o mundo”, destaca a diretora Jurídica, de Sustentabilidade e Pessoas da Melhoramentos, Karin Neves.