Eldorado Brasil – Mudanças Climáticas

Eldorado Brasil – Mudanças Climáticas

A Eldorado Brasil Celulose prioriza, em suas atividades, o combate às mudanças climáticas, traçando estratégias diretamente ligadas às tendências e variações climáticas, assim como a melhorias contínuas fundamentais para uma produção limpa e renovável.

E quando falamos em melhoria, vale ressaltar que combinamos, em nossas operações, a eficiência energética, a redução de emissões atmosféricas, as remoções com plantações sustentáveis e a conservação ambiental, ao mesmo tempo trazendo qualidade de vida para as comunidades do entorno.

Temos o compromisso de participar ativamente do Pacto Global das Nações Unidas, com a convicção de que, ao integrar os Dez Princípios estabelecidos por essa iniciativa de cidadania corporativa às estratégias e operações, a empresa inclui, em suas práticas, valores fundamentais e mundialmente aceitos nas áreas de Direitos Humanos, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção. Além disso, somos signatários da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento multissetorial composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil e que se uniram para tratar as questões decorrentes das mudanças climáticas.

Somos autossuficientes em energia elétrica, gerando, no último ano, 1,8 milhão de MWh de energia limpa e renovável, por meio de uma matriz energética com 96,4% de fontes renováveis. Apenas 3,6% são de combustíveis fósseis, dos quais 3% são de gás natural, que, apesar da origem fóssil, é menos poluente que os demais combustíveis de mesma origem.

A Eldorado Brasil realiza, anualmente, o inventário completo de gases de efeito estufa, estando sempre em constante busca de oportunidades para substituição de combustíveis de origem fóssil por opções renováveis. Em 2022, nosso inventário foi auditado, sendo recomendado o Selo Ouro, reconhecimento que demonstra o atendimento de todos os critérios de integridade e transparência na publicação dos dados de emissões de gases de efeito estufa referentes a 2021.

A estratégia climática alinhada ao plano de expansão de sua base florestal, garantimos remoção de CO2 superior às emissões totais da companhia. Considerando o estoque acumulado, temos balanço positivo de carbono, com mais de 33 milhões de toneladas de CO2e removidos da atmosfera, pois nossas florestas capturam CO2 suficiente para compensar as emissões oriundas de seu processo produtivo e realizar serviços ecossistêmicos no combate às mudanças climáticas.

Quando comparamos as emissões próprias acumuladas (escopo 1+2) com a remoção acumulada, nossas florestas já removeram da atmosfera 12 vezes mais carbono do que nossas emissões próprias para o mesmo período, demonstrando que somos uma empresa carbono neutro.

Para garantir essa remoção, a companhia conta com mais de 250 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e cerca de 116 mil hectares de áreas de conservação ambiental, geridas com técnicas responsáveis de manejo florestal e em conformidade com os requisitos legais.

Somos uma empresa inovadora e altamente tecnológica, com a sustentabilidade fazendo parte da nossa estratégia. E quando falamos em emissões, somos referência do setor, tendo como o principal indicador as emissões próprias totais (escopo 1 e 2) por tonelada de celulose (tCO2e/TSA), encerrando o ano de 2021 com valor de 140 kgCO2e/TSA.