Combate às mudanças climáticas: um assunto que permeia todo o negócio da Klabin

Combate às mudanças climáticas: um assunto que permeia todo o negócio da Klabin

Para a Klabin, desenvolver iniciativas de combate às mudanças climáticas é uma prioridade, que permeia todas as suas frentes de negócio. Historicamente engajada com o tema, a Companhia acompanha de perto a evolução do assunto e tem mapeado espaços para debater e compartilhar, a partir do seu protagonismo, soluções para mitigar os impactos dos eventos climáticos já existentes. 

A Companhia, que integra as discussões das conferências desde a ECO-92, no Rio de Janeiro, esteve na COP26, em Glasgow, na Escócia, em 2021, para participar dos debates promovidos durante o evento. Na oportunidade, foi a única empresa brasileira a integrar o Business Leaders, grupo de executivos responsável por difundir e engajar o setor privado na agenda de baixo carbono. Dando continuidade a esse movimento, a Klabin também esteve presente na COP27, realizada este mês, no Egito, fazendo novamente parte do Business Leaders Group, desta vez, liderado pelo presidente da 27ª Conferência, Sameh Shoukry.

Reafirmando seu compromisso com o tema, a empresa lançou, no ano passado, junto à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o movimento ImPacto NetZero, com o objetivo de mobilizar e engajar o setor privado sobre a urgência do assunto, fomentando a avaliação da adoção de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa com base na ciência.  Além disso, Cristiano Teixeira, diretor-geral da Companhia, foi nomeado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU Embaixador pelo Clima (ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima) no programa Liderança com Impacto. 

Com um histórico positivo de investimentos em tecnologias de baixo carbono, a Companhia vem desenvolvendo, continuamente, estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de sua operação no meio ambiente. Entre as medidas implementadas com esse foco no período recente, são exemplos a gaseificação de biomassa e o processo de extração e utilização de Tall Oil (óleo de pínus), na Unidade Puma, em Ortigueira, no Paraná, e uma nova caldeira de biomassa na unidade de Piracicaba, em São Paulo, que colaboram para aumentar a participação de combustíveis renováveis na matriz energética da Klabin.

A Klabin possui um balanço positivo de carbono, o que significa que a Companhia captura mais CO2 da atmosfera do que emite em suas operações. Em suas áreas florestais, a empresa realiza, por meio das florestas plantadas e cultivadas que mantém, a captura e a fixação de carbono para compensar as emissões provenientes do seu processo produtivo, o que resulta em um serviço ambiental muito importante no combate às mudanças climáticas. Em 2021, o seu saldo positivo de carbono foi de 4,9 bilhões de toneladas de CO2eq.

Cabe destacar, ainda, que toda a atuação sustentável da empresa é orientada pela Agenda Klabin 2030, os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança prioritárias para a empresa, a sociedade e o planeta. Na frente de Mudanças Climáticas, a Klabin se compromete com a captura líquida de 45 milhões de toneladas de CO2eq da atmosfera entre 2020 e 2030 e com a meta aprovada pelo Science Based Target Initiative (SBTi) de redução de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) de escopo 1 e 2 por tonelada de celulose, papéis e embalagens em 25% até 2025, e em 49% até 2035, tendo 2019 como ano-base.