Com mais de 600 espécies registradas em monitoramento em São Paulo e 992 na Bahia, Bracell amplia compromisso para proteção da biodiversidade

Com mais de 600 espécies registradas em monitoramento em São Paulo e 992 na Bahia, Bracell amplia compromisso para proteção da biodiversidade

O manejo sustentável realizado pela Bracell tem contribuído para a conservação da biodiversidade nas regiões onde a empresa mantém suas operações. Em São Paulo, ao longo do 15 anos do programa de monitoramento ambiental de fauna e flora, já foram catalogadas mais de 600 espécies nas áreas da empresa em SP e 992 na Bahia. Dentre elas, foi possível observar a presença de espécies de grande relevância, seguindo os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), como é o caso da águia-cinzenta (Urubitinga coronata). Na Bahia, os registros apontam a presença, por exemplo, da surucucu-pico-jaca (Lachesis muta), a serpente mais peçonhenta das américas, e o briba-de-folhiço (Cole odactylus meridionalis), o menor lagarto do mundo.

Na Bahia, a empresa ganhou destaque pelas áreas de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). A Bracell destina 8.166 hectares de suas áreas (já aprovados e em aprovação) à formação de RPPNs – uma decisão definitiva e irrevogável que assegura a manutenção desses espaços para as atuais e futuras gerações. Esta decisão faz da Bracell uma das maiores detentoras, em número, destas unidades de conservação na Bahia, todas localizadas nos biomas caatinga e mata atlântica, respectivamente no agreste e litoral norte do estado.

Além disso, nas últimas semanas, a empresa assinou termos de compromisso para patrocínio de ações que visam à conservação e restauração de áreas de vegetação nativa nos estados de São Paulo e Bahia. Em São Paulo, o compromisso foi assinado com a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado, também a ONG SOS Mata Atlântica. Já na Bahia, parcerias assinadas com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado (Sema). A iniciativa da companhia está alinhada com sua estratégia de negócio e integrada à jornada de Sustentabilidade da companhia, que têm entre seus objetivos centrais reforçar a importância das boas práticas para a proteção da biodiversidade.

João Augusti, gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell SP, explica que as ações do compromisso serão amplas, conforme a necessidade de cada local. “Isso inclui prevenção e combate a incêndios florestais, vigilância contra caça e captura de animais silvestres e contra furto de madeira nativa, recuperação da vegetação e monitoramento de fauna e flora”, explica.