CMPC: Iniciativas selecionadas pelo fundo Valor Local beneficiam diversas comunidades do Rio Grande do Sul

CMPC: Iniciativas selecionadas pelo fundo Valor Local beneficiam diversas comunidades do Rio Grande do Sul

Maior indústria do Rio Grande do Sul, a CMPC lançou neste ano o fundo Valor Local, ação que visa financiar iniciativas de desenvolvimento em regiões onde a empresa possui operações. Foram selecionadas 20 iniciativas e cada uma delas será contemplada com um recurso de até R$ 10 mil, aprovado conforme a solicitação de cada proposta.

Os projetos selecionados têm por objetivo promover benefícios a partir da geração de renda, da educação, das boas práticas voltadas ao meio ambiente, da promoção da qualidade de vida ou de ações direcionadas ao combate da pandemia.

Das 20 iniciativas vencedoras, que foram anunciadas em 15 de julho, seis estimulam diretamente a geração de renda e o empreendedorismo e capacitam empreendedores, com foco no apoio aos pequenos negócios, preferencialmente coletivos. A aplicação dos recursos pode contemplar melhorias nas estruturas produtivas (aquisição de equipamentos, pequenas reformas e adequações de infraestrutura), bem como melhorias na gestão, processos produtivos e comercialização, promovendo alternativas de renda para as comunidades.

Outras iniciativas selecionadas pelo Valor Local envolvem atividades de reciclagem, consumo consciente e redução de resíduos, passando pela construção de quadras esportivas em escolas e de áreas de lazer e convívio, chegando até iniciativas de combate à pandemia do novo coronavírus.

“O Valor Local foi criado para ajudar a reduzir a desigualdade social por meio da geração de renda e do fortalecimento da educação, com iniciativas que promovam melhorias na qualidade de vida das comunidades com as quais estamos envolvidos. Além do suporte financeiro, também vamos apoiar de forma técnica na execução do cronograma e do orçamento, realizando uma avaliação posterior do alcance por meio de relatórios e de prestação de contas, fundamentais para garantir a transparência de todo o processo”, explica o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

Puderam participar do processo seletivo entidades sem fins lucrativos com CNPJ, como ONGs, associações, fundações e cooperativas, além de empresas com fins lucrativos e com perfil de negócio social.

Iniciativas selecionadas que estimular empreendedorismo / confecção de produtos

Mãos Amigas em Ação

Grupo de Mulheres Mãos Amigas de Monte Castelo – Pantano Grande

O projeto Mãos Amigas em Ação vai oferecer para a comunidade oportunidades de aprendizado de culinária e artesanato. As integrantes do Grupo de Mulheres Mãos Amigas vão ensinar para as pessoas da região técnicas de artesanato como bordado ponto cruz e crochê; e também de culinária como salgados, sorvete, panificação, docinhos, cupcake e massa caseira. Além de se apropriarem dessas técnicas e receitas, os participantes do curso poderão confeccionar esses itens em suas casas e comercializar, ampliando sua a geração de renda e qualidade de vida. Serão beneficiadas diretamente vinte famílias, totalizando proximadamente oitenta pessoas. Nas ações do projeto também será doada uma parte do que for produzido para famílias vulneráveis da comunidade.

Transformando para o Futuro

Projeto Superação Transformando para o Futuro – Guaíba

O foco dessa inciativa está nos cursos profissionalizantes, considerando o aumento de índice de desemprego por conta da pandemia. Nesse sentido, o projeto visa auxiliar pessoas sem ou com pouca renda, propondo uma oportunidade para que elas possam gerar renda e sustento para suas famílias, por meio de cursos nas áreas da beleza (manicure, cabeleireiro, depilação, maquiagem), corte e costura, tricô e crochê. Todas as práticas ensinadas na iniciativa são lecionadas por professores voluntários.

Mulheres Daqui: costura, preservação e geração de trabalho e renda

Associação Educacional para o Consumo Responsável Armazém de Economia Solidária  – Rio Grande

O projeto nasceu da discussão coletiva com um grupo de mulheres que possui histórico de atuação em economia solidária. Com o advento da pandemia da Covid-19, elas viram que os empreendimentos de artesanato não estavam dando a rentabilidade econômica necessária às suas famílias e retornaram ao sonho antigo da costuraria. Começaram, então, a organizar o grupo de costureiras “Mulheres Daqui” que teve seu lançamento em março de 2021 com quatro coleções. O projeto tem como objetivo geral gerar trabalho e renda para as profissionais, bem como aproveitar materiais para confecção de outras peças por meio da customização e auxiliando um outro empreendimento, que é a Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita, além de aproveitar retalhos para fazer máscaras para este mesmos trabalhadores.

Mãos solidárias reciclando na pandemia

Associação Educacional para o Consumo Responsável Armazém de Economia Solidária Rio Grande – Camaquã

O projeto tem como proposta abrir espaço para que diversas artesãs mostrem seu trabalho, por meio da confecção de máscaras, bonecas de pano, abayomis (bonequinhas negras), garrafas decoradas e outras peças, que irão beneficiar os três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, Rede de Atenção a Mulher, Lar dos Idosos, espaços infantis e a União de Coletores de Camaquã, alcançando mais de mil pessoas. O objetivo é proporcionar renda para as artesãs camaquenses, que estão tendo dificuldades de trabalho durante a pandemia. Além disso, as peças que serão produzidas serão entregues às entidades elencadas acima para que possam comercializar e angariar recursos para suas despesas cotidianas.

Mba e a Poporã - Bom uso do dinheiro

Associação Indígena Poty Guarani – Barra do Ribeiro

Esse projeto buscar viabilizar a instalação de um ponto de internet, com pagamento de um ano de mensalidade. Também está prevista a aquisição de equipamentos de informática, como computador, impressora, bancadas e folhas de ofício. Com apoio do Valor Local, a entidade vai adquirir alguns materiais para a geração de renda como a confecção de artesanato indígena: anilinas coloridas, miçangas, sementes, fios e camisetas para estampar.

Compartilhando Conhecimentos

Associação Clube de Mães Amigas de Capivarita – Pantano Grande

O projeto é voltado para a comunidade Várzea do Capivarita e tem como objetivo capacitar pessoas para a produção de artesanato. Serão ofertadas oficinas de pintura em tecido, patch aplique, crochê, trabalhos com fuxico e ponto cruz. As oficinas serão ministradas pelas mulheres da comunidade e da associação.

Confira aqui a lista completa das 20 iniciativas selecionadas: https://cmpcbrasil.com.br/vl/participantes/