Bracell: uma empresa positiva para o Clima

Bracell: uma empresa positiva para o Clima

As ações ESG da Bracell estão alinhadas aos objetivos da Agenda 2030 – plano global que reúne objetivos de desenvolvimento sustentável – e têm colocado a companhia como a maior e mais verde indústria de celulose solúvel do mundo.

A inovação aliada à sustentabilidade do negócio tornou a Bracell uma empresa positiva para o clima no que se refere ao combate às mudanças climáticas. Em 2021, o balanço de carbono da companhia foi de -5.334.303 tCO2e, o que significa que a empresa removeu mais carbono da atmosfera do que emitiu por meio de suas operações. Além disso, ainda em 2021, as áreas de florestas plantadas e nativas da Bracell somaram um estoque de carbono de 59.382.177 tCO2e (42.674.511 tCO2e de áreas de florestas plantadas e 16.707.665 tCO2e de vegetação nativa). Dessa forma, a companhia também contribuiu para a redução da concentração do carbono na atmosfera, outro impacto positivo.

Ações já implantadas pela Bracell como o ‘Compromisso Um para Um’, que contribui com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio, o Programa de Restauração Florestal, o controle e prevenção de incêndios com novas equipes, utilizando o sistema de monitoramento por câmeras e helicóptero, irão ampliar ainda mais a contribuição para o clima, sequestrando e mantendo estocado o carbono da atmosfera. Projetos e ações nas áreas industrial e logística também trarão contribuições com o objetivo de redução de emissões nos próximos anos.

Além das ações de aumento do sequestro na redução das emissões, a companhia está ampliando seu inventário de Gases Efeito Estufa (GEE), com novas fontes do escopo 3 (classificações para fontes sobre as quais a empresa possui responsabilidade indireta), gestão por gerências, indicadores da pegada de carbono e avaliação de riscos. Estas melhorias estão alinhadas com as principais plataformas de gerenciamento das mudanças climáticas como o GHG Protocol, a ISO 14064 e o TCFD, além das interações com os clientes e stakeholders. 

A companhia destaca ainda que, em sua estratégia de sustentabilidade, o Clima é um dos pilares, contemplando todas essas iniciativas que contribuem com as questões climáticas, entre elas, o balanço de carbono positivo.

A Bracell reforça sua política consistente de geração de valor compartilhado, chamado de 5’Cs, e que determina que o propósito de que tudo o que a companhia faz deve ser bom para o País, o Clima, as Comunidades e os Clientes, pois só assim será bom também para a Bracell.