Bracell: tecnologia para criar valor ambiental positivo

Bracell: tecnologia para criar valor ambiental positivo

A preservação do meio ambiente e da biodiversidade são prioritários para a Bracell e para as empresas de papel e celulose, que atuam de forma consciente e responsável. Por isso, a companhia investe em tecnologia para compensar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e prevenir impactos em mudanças climáticas.

O setor de florestas plantadas tem se tornado grande aliado no combate ao aquecimento global. Clima e biodiversidade, por exemplo, são temas prioritários para a Bracell, que produziu mais de 50 milhões de mudas em seus cinco viveiros (dois localizados na Bahia e três em São Paulo) em 2020. São mudas que, futuramente, incrementarão a absorção de CO2 da atmosfera, contribuindo com a redução de carbono no planeta, a qualidade do ar e, consequentemente, o clima. Além das florestas plantadas, a Bracell possui um programa de conservação e melhoria das áreas naturais, as quais contribuem significativamente com o sequestro e estoque de carbono da atmosfera.

Criar valor ambiental positivo é também diretriz estratégica das unidades industriais da Bracell. No Projeto Star – de construção da nova fábrica da companhia, em Lençóis Paulista (SP) –, houve investimento significativo em tecnologias que incrementaram o ganho de eficiência operacional, por exemplo, por meio do uso exclusivo de fontes renováveis de energia.

A nova fábrica da Bracell tem a maior e mais limpa caldeira de recuperação do  mundo e a maior instalação de gaseificação de biomassa da América que dá suporte à operação do forno de cal. Sua planta de gaseificação usará biomassa 100% renovável como matéria-prima para a produção de biogás.

Isso quer dizer que o Projeto Star construiu uma fábrica inovadora, com operação fossil fuel free, ou seja, sem uso de combustíveis fósseis. Destaque, ainda, para o fato de a celulose ser matéria-prima renovável para a criação de produtos biodegradáveis. O conjunto destas ações faz da Bracell uma empresa carbono negativo, portanto positiva para o meio ambiente.