Bracell: autossuficiência energética, livre de combustíveis fósseis e circular no uso do eucalipto

Bracell: autossuficiência energética, livre de combustíveis fósseis e circular no uso do eucalipto

A Bracell tem o compromisso com a sustentabilidade em todas as etapas de seu processo produtivo. As novas linhas da unidade em Lençóis Paulista (SP) têm investimentos estratégicos em tecnologias e soluções que criam valor ambiental positivo, com destaque para a autossuficiência energética em matriz 100% renovável, com produção de energia verde e de qualidade, que também comercializará um excedente entre 150 MW e 180 MW para o Sistema Interligado Nacional, contribuindo no desenvolvimento do país e com uma energia de fonte renovável, sem emissões de GEE (gases efeito estufa). Este volume de energia é capaz de atender o consumo de 750 mil residências ou cerca de três milhões de pessoas.

A energia limpa será gerada a partir da biomassa de eucalipto, matéria-prima também utilizada para produzir celulose, ou seja, o uso do eucalipto na Bracell é circular. A empresa adota práticas e processos de gestão que garantem o ganho de eficiência na operação florestal e industrial, a qualidade da celulose e, ainda, criam valor ambiental positivo para o planeta.

A madeira de eucalipto é 100% certificada e proveniente de florestas plantadas. Em 2020, a empresa produziu 50,4 milhões de mudas em cinco viveiros, dois localizados na Bahia – em Entre Rios e Inhambupe –, e três em São Paulo – dois em Lençóis Paulista (com capacidade de produção anual de 37 milhões de mudas), além da produção terceirizada em Borebi. A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Bracell realiza estudos de melhoramento genético das mudas de eucalipto e de aplicação de tecnologias no manejo florestal para conduzi-lo de forma sustentável.

Localizada em Lençóis Paulista (SP), a nova fábrica utiliza 100% de energia renovável e conta com a maior e mais limpa caldeira de recuperação do mundo e a maior instalação de gaseificação de biomassa da América para dar suporte à operação do forno de cal. Isso faz com que a Bracell tenha uma fábrica com operação fossil fuel free, ou seja, sem uso de combustíveis fósseis, e autossuficiente em geração de energia limpa.

Outro grande diferencial da Bracell é ter uma nova Subestação de Energia -SE 440kV com o uso da tecnologia GIS, uma estrutura que comprime e compacta os equipamentos a gás (SF6) cujos principais benefícios são a oferta de alto índice de confiabilidade na conexão direta da Bracell com o SIN (Sistema Interligado Nacional) e a garantia de altos índices de disponibilidade na conexão elétrica de energia entre Bauru e Sorocaba. No segmento de celulose, a companhia é a primeira no país a unir a conexão 440kV à esta tecnologia GIS.

A empresa é também a primeira do setor de celulose no Estado de São Paulo a tratar a água utilizada em seu processo de fabricação em três etapas: remoção de fibras, tratamento da matéria orgânica e filtragem do efluente. A água utilizada no processo produtivo é captada do Rio Tietê, localizado a 22 km da fábrica, através de adutora que a conduz até a Estação de Tratamento de Água (ETA).