Você sabia que fórmica é feita de papel?

Você sabia que fórmica é um tipo de laminado melamínico para fins decorativos e é feita praticamente de papel? Isso mesmo! A lamina é feita da prensagem de papel decorativo impregnados com resina melamínica, que confere a cor ou desenho, com papel kraft com resina fenólica que promovem a estrutura. Apenas 30%, em média, é resina, todo o resto é papel!

Vale explicar que a Formica existe há mais de 100 anos e, na verdade, é a marca registrada para laminados decorativos de alta pressão. No Brasil o nome acabou virando sinônimo do material final.

O papel decorativo também é usado para dar cor e padrões em painéis de madeira (MDF e MDP) e em pisos laminados. Feito por placas compostas de fibras ou de partículas de madeira, os pisos e painéis contam com o papel decorativo que confere beleza ao produto proporcionando uma diversidade de padrões e uma série de combinações, sem a necessidade do uso de laminas de madeira nativa. Sobre o papel decorativo é colocada uma outra lamina transparente de celulose, impregnada de resina melamínica e óxido de alumínio que dá a resistência ao trafego.

Incrível, né?

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular News