Brasil, o símbolo da biodiversidade

Você tem ideia da grandeza da biodiversidade brasileira? A riqueza das mais distintas formas de vida nas florestas nacionais, seja por meio de plantas, animais e/ou microrganismos, leva o Brasil ao topo das nações com maior biodiversidade. É aqui que estão 20% das espécies existentes no planeta; é aqui que está 12% de toda a água doce do mundo; é aqui que estão preservados mais de quatro mil espécies animais.

Nós, do setor de árvores plantadas, temos orgulho de fazer parte de tudo isto. Mesmo representando menos de 2% do território nacional, já foram avistados em nossas áreas 38% de espécies de mamíferos e 41% e espécies aves considerados ameaçados de extinção.

As aves merecem uma atenção especial. Das 1924 espécies identificadas como existentes no Brasil, 985 estão habitando áreas de florestas plantadas. E não é só o número que é relevante. Dentro do conceito de biodiversidade, as aves são importantes bioindicadores ambientais, que revelam o engajamento e a efetividade das empresas de base florestal no manejo realizado em suas terras.

Este trabalho tem impacto direto também na mitigação do aquecimento global, mudanças climáticas e demais fenômenos que ameaçam nosso futuro.

Em 2017 a Ibá realizou um trabalho inédito, no qual compilou em um infográfico dados de biodiversidade de todo o setor de árvores plantadas. Você pode ter acesso ao material completo por meio deste link.

Crédito – Klabin