3º anuário florestal para SC está disponível online

3º anuário florestal para SC está disponível online

Em 2019 a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), lançou a terceira edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina. A publicação é um levantamento detalhando da produção silvicultural de Santa Catarina e do Brasil. Também traz os desdobramentos econômicos, sociais e ambientais da produção de madeira de pinus e eucalipto. O lançamento oficial do Anuário aconteceu durante a posse da nova diretoria da associação, em Lages/SC, no ano passado.

Agora o documento está disponível para download no site da ACR. Basta acessar a biblioteca virtual e clicar sobre a obra para baixar o arquivo completo em formato PDF. Além de trazer dados atualizados, a grande novidade desta terceira edição é um estudo contratado pela ACR e desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CAV) que identifica com cores as áreas plantadas com pinus e eucalipto no estado. O mapa está dividido entre as seis mesorregiões (Grande Florianópolis, Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Serrana, Sul e Vale do Itajaí). De acordo com o levantamento, a área com florestas plantadas em Santa Catarina é atualmente de 828,9 mil hectares. Desta totalidade, 67% (553,6 mil hectares) é ocupada com pinus e cerca de 33% (275,3 mil hectares) com eucalipto. Os números apresentados no anuário dão conta de que existem aproximadamente 5,6 mil empresas relacionadas ao setor florestal madeireiro em atividade dentro do estado de Santa Catarina, o que representa mais de 90 mil postos de trabalho.

Para o presidente da ACR, Alex Wellington dos Santos, o objetivo do Anuário é que ele seja uma ferramenta de trabalho para empresas e profissionais que atuam na silvicultura ou que pretendem investir neste segmento. “O documento prova com dados estatísticos que Santa Catarina tem a silvicultura muito organizada e profissionalizada. É uma atividade muito importante para a economia do nosso estado e, também, para a manutenção dos recursos naturais”, afirma o presidente.

Para acessar a biblioteca virtual da ACR e a Terceira Edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina clique neste link: http://www.acr.org.br/biblioteca.php

Sobre ACR

Congregando as maiores empresas com áreas de florestas plantadas no estado de Santa Catarina, a ACR apoia o desenvolvimento do setor e por conseguinte o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.A ACR faz a representação institucional do setor nas relações com poderes constituídos e com os demais setores da sociedade.Defendendo os interesses do setor atua nas áeas legislativa, meio ambiente, produção, técnica, administrativa, além de fomentar o desenvolvimento associativo consolidando seu papel de representação do setor de florestas plantadas em Santa Catarina.