Sustentabilidade no plantio de eucalipto é importante aliada na mitigação de mudanças climáticas

Sustentabilidade no plantio de eucalipto é importante aliada na mitigação de mudanças climáticas

As florestas plantadas ganham cada vez mais espaço no país como forma de recuperação de áreas já degradas. Na Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, o modelo de plantio de eucalipto é realizado em um modelo de manejo sustentável aliado à regeneração florestal, promovendo a restauração florestal e colocando a silvicultura como uma importante parceira no combate às mudanças climáticas.

Apesar dos números expressivos de apoio ao reflorestamento demonstrados pela Veracel, quando se fala em florestas de eucalipto, muito se questiona sobre o quanto esse plantio pode ser um aliado da sustentabilidade e da luta contra as mudanças climáticas. Um dos argumentos é de que o negócio, apesar de ter como base justamente o plantio de árvores, não seja tão eficiente no sequestro de carbono, tendo em vista que, a cada colheita, a captura de Co² volta à estaca zero.

“Esse pensamento é incorreto, pois, apesar do corte da madeira, é justamente durante os primeiros anos de crescimento das florestas que ela estoca mais carbono, contribuindo para o meio ambiente. Como fazemos isso várias vezes ao longo dos anos, nosso potencial de contribuição para a captura de gás carbônico é expressivo”, explica Luiz Tápia, Gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada na Veracel Celulose.

Além disso, para garantir que a prática seja de fato efetiva, os ciclos de plantio e colheita seguem um cronograma que visa balancear possíveis deficiências. “Os ciclos de plantio são bem planejados. Enquanto algumas porções de árvores são colhidas, resultando em emissões de carbono, outras são deixadas para crescer, absorvendo continuamente carbono”, explica ainda Tapia.

Ao plantar o eucalipto em formato de mosaico, onde o eucalipto é mantido no platô, e as áreas dos vales são destinadas à conservação ambiental, a companhia possibilita uma paisagem equilibrada de plantios comerciais entremeados com porções de vegetação nativa. Esse modelo garante a proteção do solo, a oferta e a qualidade de água, a conservação da biodiversidade e a captação de gás carbônico (CO²), além de servir como corredores para animais e sementes entre as porções de mata nativa remanescentes no sul da Bahia.

Outro ponto relevante é o cuidado com os recursos naturais no planejamento do plantio. A Veracel mantém estudos constantes sobre a qualidade do solo e há mais de 15 anos realiza o monitoramento de microbacias para acompanhar a qualidade da água nas áreas de sua operação.

Além disso, com todas essas estratégias aplicadas no plantio de suas florestas de eucalipto, a Veracel também coloca a regeneração florestal de mata nativa como uma de suas prioridades de negócio. Para cada hectare de eucalipto plantado, a empresa destina 1 hectare de área para preservação e conservação ambiental, atividade extremamente relevante para o sequestro de carbono e mitigação das mudanças climáticas.